twitter


Hoje foi dia de receber a visita da Carol! Ela estuda em um colégio alemão - o mesmo em que estudei durante toda a minha vida - e de vez em quando pede minha ajuda para entender o complexo (e cheio de consoantes) idioma de Goethe!

A pobre da Carol precisa tirar um notão na prova de hoje e estava bem assustada com a matéria: pretérito perfeito, pretérito simples, declinação de artigos indefinidos, frases comparativas e mais aquele monte de vocabulário formado por palavras compridíssimas e cheias de truques na soletração. Enfim, a vida é assim!

Estudamos bastante mas a Carol foi embora se sentindo insegura...tadinha! Rezei por ela e bem cedinho ligo para dar uma força! Tenha fé, Carol, confie no seu taco que você é uma menina inteligentíssima!

Viel Glück, liebe Carol!


22 de setembro de 2010


A Helena  estuda em um colégio muito conceituado aqui em São Paulo. Ela está no 7º ano, tem muita matéria para estudar e na semana passada veio me procurar, pedindo ajuda!

O caso é que a Helena iria fazer uma prova de Geografia e precisava tirar 7,1 para recuperar a  (falta de)  nota da primeira prova. Ela estava bem preocupada porque, para piorar, ficou sabendo que deveria estudar cinco capítulos do livro para o teste! Cinco capítulos! Muita coisa, né?

Pois bem, fizemos um plano de estudos beeem puxado, começando no sábado às 9h da manhã e terminando às 7h da noite, só com pausa para o almoço (um fusili à carbonara delicioso) e um intervalo para um lanchinho da tarde, já que ninguém é de ferro e eu não resisto a um bolinho de cenoura com cobertura melecada de chocolate!

No domingo voltamos a nos encontrar e estudamos os últimos capítulos durante a tarde, enquanto São Paulo (meu time do coração) e Palmeiras jogavam! Claro que não assisti à partida, já que estava envolvida com a caatinga, o cerrado, a imigração, o cultivo de café, latitude, longitude, escalas cartográficas, estados brasileiros e suas respectivas capitais, países que fazem fronteira com o Brasil...enfim, de tudo um pouco!) .

Ontem de manhã, terça-feira - a Helena vai para a escola no período da tarde - nós nos encontramos e repassamos a matéria toda em duas horas. Ela estava afiadíssima e sabia tudo, tudo! É uma querida esta menina!

Assim que terminou a prova, durante o intervalo, a Helena me ligou e me deixou felicíssima ao contar que tinha ido "super, super bem na prova!". Que orgulho desta menina, que além de ser um doce, é linda, linda!

Agora temos que aguardar que o professor devolva as provas para saber se ela conseguiu tirar a nota 7 que precisa. Ela acha que tirou mais! Tomara...Estou confiante, aguardem notícias...


21 de setembro de 2010
Bem-vindo ao nosso blog!
Eu ofereço acompanhamento escolar para crianças do ensino fundamental e nível 2 (até o 9º ano!).
Comecei trabalhando com meus próprios filhos, depois seus amigos, até que resolvi fazer disso minha profissão! Eu adoro ensinar e procuro transmitir conhecimento aos alunos de uma maneira leve e divertida.

Muitas vezes, o conteúdo é mesmo bastante árido, mas hoje o computador, os blogs, a internet e o twitter podem trazer a escola para um universo que o aluno pelo menos reconheça!

Eu entendo as crianças que reclamam, que não se identificam com as aulas de Português, Matemática, Geografia...afinal, vale a pena lembrar que a escola que nossos filhos frequentam difere muito pouco da que nossos pais (e avós) frequentavam: lousa (ou quadro branco, mais moderno, mas pouco diferente na essência), professor na frente da sala dissertando, alunos sentados passivamente, ouvindo, ouvindo, ouvindo...

Resumindo: crianças do século 21, sendo ensinadas por professores do século 20, numa escola do século 19. Difícil, né?